Welcome Guest [Log In] [Register]
Welcome to Naup. We hope you enjoy your visit.

You're currently viewing our forum as a guest. This means you are limited to certain areas of the board and there are some features you can't use. If you join our community, you'll be able to access member-only sections, and use many member-only features such as customizing your profile, sending personal messages, and voting in polls. Registration is simple, fast, and completely free.

Join our community!

If you're already a member please log in to your account to access all of our features:

Username:   Password:
Add Reply
"Faiança Portuguesa" na Nova de Lisboa
Topic Started: Sep 24 2009, 10:29 AM (248 Views)
Bloody Mary

Como alguém que se está a especializar em cerâmica de época Moderna, senti ser minha obrigação divulgar isto a vocês, jovens mentes da Arqueologia! ;)

Há pouco tempo tive a oportunidade de fazer um curso semelhante, também na Nova, mas apenas de uma semana, e leccionado pelo Dr. Luís Sebastian, cuja tese de Doutoramento incidirá sobre a faiança portuguesa do Mosteiro de S. João de Tarouca, e que irá ser o próximo grande compêndio sobre o assunto, abordando as técnicas de fabrico com imenso pormenor.

O curso de Arqueologia da UNL, assim como os seus docentes, em particular a Doutora Rosa Varela Gomes, estão a apostar muito na formação nesta área da Arqueologia Moderna, que falha bastante nas outras Universidades. Acreditem que eu sei porque tal como vocês, andei na FLUP, onde a formação em materiais arqueológicos, sejam eles de que época forem, é escandalosamente deficitária. Não sei como é hoje em dia mas no meu tempo (Senhores, que me sinto tão velha), apenas davamos alguma coisinha de cerâmica do calcolítico, porque a tinhamos que desenhar e descrever em Análise de Materiais I, e líticos, em Análise de Materiais II, com o fantástico e destrambulhado Professor Sérgio, que conseguia sempre atingir alguém com as suas lascas assassinas! Por muito porreiro que isso seja, não chega! É vergonhoso que a mais antiga licenciatura em Arqueologia em Portugal (acho eu) não introduza os seus alunos naquilo que verdadeiramente data as escavações - os materiais! E não pensem que os Professores não têm noção disto, porque eles sabem bem da falha que é; mas, por um lado, estão atados a problemas da Faculdade que os ultrapassam e, por outro, não têm uma massa estudantil que exija mais e melhor! E se alguém não percebeu a minha última frase, sim, foi uma boca!

Por isso, aproveitem as oportunidades de ir aprender sobre materiais a outras Casas, quando elas surgem!
No que à época moderna diz respeito, a malta acha que lhe pode fugir, a ela e à sua cerâmica chata e colorida, mas não pode! "Eles andem aí", nas camadas mais superiores, e mais vale saberem alguma coisa sobre o assunto do que meter para o saco e ignorar ou, pior ainda mas tremendamente comum, deitar fora.

Aqui fica o link: ArchPort
A notícia está no ArchPort, como podem ver, mas ainda não encontrei nada no site da UNL a falar disto!

Offline Profile Quote Post Goto Top

PedroS
Member Avatar
Admin
Obrigado pela divulgação Bloody Mary

Bloody Mary

Sempre às ordens!

1 user reading this topic (1 Guest and 0 Anonymous)
« Previous Topic · Arqueologia Moderna · Next Topic »
Add Reply

Theme Silt created by tiptopolive of IDS