Welcome Guest [Log In] [Register]
Welcome to Naup. We hope you enjoy your visit.


You're currently viewing our forum as a guest. This means you are limited to certain areas of the board and there are some features you can't use. If you join our community, you'll be able to access member-only sections, and use many member-only features such as customizing your profile, sending personal messages, and voting in polls. Registration is simple, fast, and completely free.


Join our community!


If you're already a member please log in to your account to access all of our features:

Username:   Password:
Add Reply
"Faiança Portuguesa" na Nova de Lisboa
Topic Started: Sep 24 2009, 10:29 AM (248 Views)
Bloody Mary

Como alguém que se está a especializar em cerâmica de época Moderna, senti ser minha obrigação divulgar isto a vocês, jovens mentes da Arqueologia! ;)

Há pouco tempo tive a oportunidade de fazer um curso semelhante, também na Nova, mas apenas de uma semana, e leccionado pelo Dr. Luís Sebastian, cuja tese de Doutoramento incidirá sobre a faiança portuguesa do Mosteiro de S. João de Tarouca, e que irá ser o próximo grande compêndio sobre o assunto, abordando as técnicas de fabrico com imenso pormenor.

O curso de Arqueologia da UNL, assim como os seus docentes, em particular a Doutora Rosa Varela Gomes, estão a apostar muito na formação nesta área da Arqueologia Moderna, que falha bastante nas outras Universidades. Acreditem que eu sei porque tal como vocês, andei na FLUP, onde a formação em materiais arqueológicos, sejam eles de que época forem, é escandalosamente deficitária. Não sei como é hoje em dia mas no meu tempo (Senhores, que me sinto tão velha), apenas davamos alguma coisinha de cerâmica do calcolítico, porque a tinhamos que desenhar e descrever em Análise de Materiais I, e líticos, em Análise de Materiais II, com o fantástico e destrambulhado Professor Sérgio, que conseguia sempre atingir alguém com as suas lascas assassinas! Por muito porreiro que isso seja, não chega! É vergonhoso que a mais antiga licenciatura em Arqueologia em Portugal (acho eu) não introduza os seus alunos naquilo que verdadeiramente data as escavações - os materiais! E não pensem que os Professores não têm noção disto, porque eles sabem bem da falha que é; mas, por um lado, estão atados a problemas da Faculdade que os ultrapassam e, por outro, não têm uma massa estudantil que exija mais e melhor! E se alguém não percebeu a minha última frase, sim, foi uma boca!

Por isso, aproveitem as oportunidades de ir aprender sobre materiais a outras Casas, quando elas surgem!
No que à época moderna diz respeito, a malta acha que lhe pode fugir, a ela e à sua cerâmica chata e colorida, mas não pode! "Eles andem aí", nas camadas mais superiores, e mais vale saberem alguma coisa sobre o assunto do que meter para o saco e ignorar ou, pior ainda mas tremendamente comum, deitar fora.

Aqui fica o link: ArchPort
A notícia está no ArchPort, como podem ver, mas ainda não encontrei nada no site da UNL a falar disto!


Offline Profile Quote Post Goto Top
 
PedroS
Member Avatar
Admin
Obrigado pela divulgação Bloody Mary
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Bloody Mary

Sempre às ordens!
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
1 user reading this topic (1 Guest and 0 Anonymous)
« Previous Topic · Arqueologia Moderna · Next Topic »
Add Reply


Theme Silt created by tiptopolive of IDS